Vacinação contra covid-9 no Brasil se aproxima de 100 milhões de doses aplicadas.
Dados atualizados do Ministério da Saúde neste domingo (27) mostram que 44% dos brasileiros acima de 18 anos já receberam a primeira dose da vacina contra covid-19. O percentual representa 71,1 milhões de pessoas de um total de 158 milhões que estão aptos a serem vacinados.
Além deste grupo, outros 25,5 milhões já completaram o esquema vacinal (36,2% do público-alvo). Somados, os 96,7 milhões de indivíduos que receberam ao menos uma dose correspondem a 61% do número de brasileiros que podem ser imunizados.
O PNI (Programa Nacional de Imunizações) distribuiu na semana passada as primeiras doses da vacina da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson, que são aplicadas em dose única. Até este domingo, 111,6 mil pessoas já haviam recebido este imunizante.
Nos últimos cinco dias, a média de doses aplicadas em todo o país foi de 1,4 milhão por dia, acima da meta de 1 milhão/dia estabelecida pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ao assumir a pasta, em março.
Dentre os grupos por faixa etária com maior cobertura vacinal estão os idosos entre 75 e 79 anos (87,5%), acima de 80 anos (87%) e de 70 a 74 anos (84,8%).
Mais de 129 milhões de doses de vacinas contra a covid-19 foram distribuídas a estados e municípios pelo PNI, sendo que 14,5 milhões estão em processo de envio.
Ministério da Saúde recebeu, na semana passada, 4,8 milhões de vacinas da Janssen (sendo 3 milhões doação do governo dos EUA), 2,2 milhões de doses da Pfizer/BioNTech e 4,1 milhões de doses da vacina AstraZeneca, produzida pela Fiocruz.
Recomendações nossas:
Como sabemos que atualmente a população não foi totalmente vacinada, apenas começou a vacinação para prevenção de infecção por COVID-19, a melhor maneira da gente prevenir é evitar a exposição ao vírus. Obedecendo as medidas, bom fazer com frequência a higiene das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica com Álcool em gel, não saia de casa, se precisar sair, use máscara sempre, evite aglomerações, não tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos, no momento, evite contato próximo com pessoas, até de nosso convívio, infelizmente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Enfim, o objetivo é evitar um crescimento acelerado no ritmo de casos, isso não vale necessariamente para uma pessoa, vale para uma cidade inteira, um país inteiro, vale para o mundo. (SINDICATO DOS PEQUENOS PRODUTORES RURAIS DE TREMEDAL-BA e blognoticiasbahia.com).
FONTE: R7.COM
Comments