top of page
Banner Tremedal.gif
Rótulo_a_Azul_com_Banner_para_Cerveja.p
Foto do escritorWadson Bahia

Urgente: manifestantes tomam ministérios em Beirute e falam em 'revolução'...


Informamos que, protestos reúnem milhares na capital do Líbano, movidos pela fúria contra o governo despertada após a megaexplosão que matou 158 e feriu milhares.

Que grupos de manifestantes em Beirute, capital do Líbano, tomaram os prédios de dois ministérios neste sábado (8). Após ocuparem o Ministério das Relações Exteriores, o grupo declarou-o o "quartel-general da revolução", segundo registraram emissoras de TV em Beirute. Minutos mais tarde, o prédio do Ministério da Economia também foi ocupado.

A tomada dos prédios ocorreu enquanto as ruas centrais da capital libanesas eram tomadas pelo confronto entre forças de segurança e milhares de manifestantes, que se reuniam em uma demonstração da fúria popular insuflada pela megaexplosão que atingiu a cidade nesta semana.


informamos ainda, que a mídia libanesa fala em mais de 100 feridos durante o confronto, citando fontes da Cruz Vermelha. A polícia confirmou à agência de notícia Reuters que foram registrados disparos de arma de fogo nas ruas, mas não ficou claro quem seria responsável por isso.

Segundo o site de notícias da rede de TV Al Jazeera, o grupo que invadiu o Ministério das Relações Exteriores é liderados por militares da reserva. "Nós vamos ficar aqui. Convocamos todo o povo libanês a ocupar todos os ministérios", disse um manifestante usando um megafone, do balcão do prédio ocupado.



No prédio do Ministério da Economia, vídeos publicados nas redes sociais mostram os manifestantes atirando papeis e fotografias do presidente Michel Aoun pela janela.


Mais cedo, autoridades libanesas confirmaram que o número de mortes provocadas pela megaexplosão subiu para 158, enquanto o número de feridos passa de 6 mil. Outras 21 pessoas são consideradas desaparecidas.

O Líbano vive uma grave crise política e econômica desde 2019. O quadro vinha se deteriorando ainda mais com os efeitos da pandemia do novo coronavírus.

A megaexplosão no porto de Beirute na terça-feira (04/08/2020) agrava a situação ainda mais. A população demonstra extrema insatisfação contra a inação do governo que levou ao armazenamento de mais de 2.700 toneladas de nitrato de amônio — uma sustância altamente explosiva e apontada como razão do impacto do desastre — no porto de Beirute.

Além disso, a detonação destruiu praticamente por completo o porto da capital, que é porta de entrada de alimentos no país, e os silos de armazenamento de grãos que ficavam ali. 


Recomendações nossas:

Como sabemos que atualmente não existe vacina para prevenção de infecção por COVID-19, a melhor maneira da gente prevenir é evitar a exposição ao vírus.

Obedecendo as medidas, bom fazer com frequência a higiene das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica com Álcool em gel, não saia de casa, se precisar sair, use máscara sempre, evite aglomerações, não tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos, no momento, evite contato próximo com pessoas, até de nosso convívio, infelizmente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Enfim, o objetivo é evitar um crescimento acelerado no ritmo de casos, isso não vale necessariamente para uma pessoa, vale para uma cidade inteira, um país inteiro, vale para o mundo! ( blognoticiasbahia.com )



コメント


bottom of page