top of page
Banner Tremedal.gif
Rótulo_a_Azul_com_Banner_para_Cerveja.p
Foto do escritorWadson Bahia

PF cumpre mandados na Bahia e Minas Gerais contra tráfico de animais silvestres...


Foi na manhã desta quinta-feira (27/08/2020), ocorreu que, a Polícia Federal cumpre 20 mandados de busca e apreensão, medidas cautelares em cidades da Bahia e de Minas Gerais. A ação, batizada de Ajuruetê, visa desarticular esquema criminoso de tráfico de pássaros silvestres, e é realizada em parceria com o Ibama, o ICMBio e Inema-BA, com o apoio da Polícia Militar da Bahia.

Assim, de acordo com a Policia Federal, os mandados de busca e medidas cautelares são cumpridos em Itambé, Cândido Sales, Encruzilhada, Poções e Maracás, na Bahia; e em Divisópolis, Chapada Gaúcha, Riachinho, São Romão, Santa Fé de Minas, Brasilândia de Minas, Contagem, Ribeirão das Neves e Belo Horizonte, em Minas Gerais. Ainda de acordo com informações da PF, um dos investigados, que não teve nome divulgado, já foi preso pela Polícia Federal e autuado diversas vezes pelo Ibama, sendo considerado um dos maiores traficantes de psitacídeos, família à qual pertencem os papagaios, periquitos e araras.



Que as multas aplicadas pelo Ibama ao homem superam R$ 1,6 milhão. As investigações tiveram início após a prisão em flagrante de um traficante de animais silvestres em Caruaru, Pernambuco, há dois anos, na oportunidade, verificou-se que a maioria dos fornecedores de pássaros para o referido indivíduo era da região sudoeste da Bahia. A partir de então, já em 2019, as investigações confirmaram a existência de uma extensa rede de traficantes de pássaros silvestres com atuação especialmente nos estados da Bahia e de Minas Gerais.


Enfim, a PF destacou que foram obtidos indícios de que parte dessas aves estivessem sendo capturadas em unidades de conservação federais, como o Parque Nacional de Boa Nova, na cidade de Boaba Nova, Bahia; e no Parque Nacional Grande Sertão Veredas, localizado na divisa entre Minas Gerais e Bahia. Entre meados de 2019 e o início de 2020, foram realizados sete flagrantes de tráfico, que resultaram na lavratura de termos circunstanciados de ocorrência e na apreensão de 824 pássaros, sendo a maioria papagaios (que possuem maior valor no mercado ilegal), mas também de araras e até de tucanos, muitos dos pássaros ainda filhotes.


Recomendações nossas:

Como sabemos que atualmente não existe vacina para prevenção de infecção por COVID-19, a melhor maneira da gente prevenir é evitar a exposição ao vírus.

Obedecendo as medidas, bom fazer com frequência a higiene das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica com Álcool em gel, não saia de casa, se precisar sair, use máscara sempre, evite aglomerações, não tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos, no momento, evite contato próximo com pessoas, até de nosso convívio, infelizmente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Enfim, o objetivo é evitar um crescimento acelerado no ritmo de casos, isso não vale necessariamente para uma pessoa, vale para uma cidade inteira, um país inteiro, vale para o mundo! ( blognoticiasbahia.com )







Comments


bottom of page