top of page
Banner Tremedal.gif
Rótulo_a_Azul_com_Banner_para_Cerveja.p
Foto do escritorWadson Bahia

Flamengo: Justiça rejeita novo pedido de suspensão e jogo com público é mantido...




A ação foi apresentada por partido político, por riscos em meio à pandemia. Governo diz esperar que partida ocorra de forma 'tranquila'; decreto prevê regras contra Covid-19.


A Justiça do Distrito Federal rejeitou um pedido apresentado pelo PSB para suspender a realização do jogo entre Flamengo e Defensa y Justicia, pela Copa Libertadores, no Estádio Mané Garrincha. A partida está marcada para as 21h30 e é a primeira com permissão para público na capital desde o início das restrições por conta da pandemia da Covid-19, em março de 2020.

No pedido, o partido alegava que havia "risco de disseminação do vírus em razão da aglomeração de pessoas no evento". Ao liberar a realização da partida, o governo local determinou uma série de regras contra o coronavírus.



Ao analisar a ação, o juiz Roque Fabrício Antônio de Oliveira Viel, entendeu que as restrições impostas pelo governo local garantem "de forma razoável a segurança dos torcedores que optarem por assistir o jogo presencialmente e profissionais envolvidos no evento, o que esvazia o argumento do autor sobre a exposição dessas pessoas a risco de contaminação".


No início da semana, a Justiça já havia rejeitado um pedido similar. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) confirmou presença no evento.

Ao ser questionado sobre a realização do evento no cenário de surgimento de novas variantes, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, afirmou em coletiva de imprensa, nesta tarde, que a partida ocorrerá com acompanhamento do DF Legal e do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF), e que espera um evento "tranquilo".

"Toda vez que tem um evento como esse, a atenção fica redobrada. Mas [com] as medidas que foram tomadas, a gente espera que o jogo ocorra da forma mais tranquila possível", afirmou.


Público e regras

O Flamengo informou ao G1 que havia 5,6 mil ingressos vendidos até as 14h30 desta quarta. O estádio tem capacidade para receber até 18 mil pessoas, considerando a limitação de público exigida para a partida, de 25% da capacidade.

O GDF liberou público em eventos esportivos após o clube carioca solicitar a realização do jogo em Brasília, com torcida. O Flamengo é o time do governador Ibaneis Rocha (MDB), fanático pelo esporte. O governo também fez alterações nas regras para facilitar o acesso.


Em uma primeira regulamentação, o Executivo exigia imunização com segunda dose ou dose única contra Covid-19 com, pelo menos, 15 dias desde a última aplicação. Além disso, o torcedor também precisaria apresentar um exame RT-PCR negativo para o novo coronavírus, emitido com até 48 horas de antecedência.

Posteriormente, a pedido do clube, houve uma flexibilização no decreto, aprovada pelo então governador em exercício, Rafael Prudente, presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF). O deputado alterou o texto para passar a exigir a imunização ou o exame, e não mais os dois cumulativamente.


O decreto também prevê a "organização dos espaços físicos, garantindo a distância mínima entre torcedores e grupos de torcedores, limitados a 6 pessoas". Além disso, pessoas já imunizadas devem ficar em um setor diferente daqueles que apenas apresentaram teste negativo.

Questionado em coletiva sobre a alteração, o chefe da Casa Civil, Gustavo Rocha, negou que houve "interferência" do time.


FONTE; g1.GLOBO.COM


Comentarios


bottom of page