Acompanhados do vereador Augusto Cândido (PSDB), médicos com atuação em Vitória da Conquista apresentaram à prefeita Sheila Lemos uma proposta de oferecer um treinamento aos médicos que atuam nas unidades de Saúde do município sobre tratamento e acompanhamento precoce de pacientes que apresentem sintomas da Covid-19, respeitando os limites éticos e a liberdade do médico no exercício de sua atividade.
O assunto foi debatido em reunião no gabinete da prefeita, na quinta-feira (15), com as presenças da secretária de Saúde, Ramona Cerqueira, e o presidente do Comitê de Gestão para o enfrentamento da Covid-19, Kairan Rocha.
“Nos baseamos principalmente nas experiências bem-sucedidas das cidade de Chapecó – SC e Porto Seguro. O treinamento consiste em identificar a doença de forma antecipada e acompanhar o paciente de uma forma mais eficaz, como tentativa de conter a transmissão do vírus”, explicou a infectologista Carolina Palmeira, em nome do grupo de médicos.
A prefeita disse que irá avaliar a proposta com o Comitê de Gestão e o corpo técnico da Secretaria de Saúde. “Temos um procedimento técnico, com critérios científicos, mas também estamos atentos ao que tem sido feito em outros municípios e vamos analisar a proposta, para que, com todo o respaldo jurídico e científico, possamos aplicar as medidas que forem melhores para Vitória da Conquista”, afirmou Sheila.
Recomendações nossas:
Sabemos que atualmente já existem vacina para prevenção de infecção por COVID-19, mas, ainda a melhor maneira da gente prevenir é evitar a exposição ao vírus. Obedecendo as medidas, bom fazer com frequência a higiene das mãos com água e sabão ou preparação alcoólica com Álcool em gel, não saia de casa, se precisar sair, use máscara sempre, evite aglomerações, não tocar olhos, nariz e boca sem higienização adequada das mãos, no momento, evite contato próximo com pessoas, até de nosso convívio, infelizmente, cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com cotovelo flexionado ou utilizando-se de um lenço descartável, limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência. Enfim, o objetivo é evitar um crescimento acelerado no ritmo de casos, isso não vale necessariamente para uma pessoa, vale para uma cidade inteira, um país inteiro, vale para o mundo! ( blognoticiasbahia.com)
FONTE: PMVC.BA.GOV.BR
Comentários