No núcleo duro da campanha de ACM Neto (União Brasil), a expectativa é que próximo de 100 prefeitos, hoje indecisos, estão se reunindo e aguardando novas pesquisas eleitorais para efetivarem apoio ao ex-prefeito de Salvador, pré-candidato ao governo da Bahia. Segundo o Bahia na Política, eles acreditam que tudo caminha para o fim de julho e início de agosto, quando se encerram as convenções partidárias.
Liderando em todas pesquisas eleitorais, ACM Neto é o favorito na corrida para o governo do estado também na Pesquisa Ideia contratada pela Revista Exame e divulgada nesta semana. No cenário principal e estimulado —quando os entrevistados recebem previamente o nome dos candidatos— ele tem 51% das intenções de voto e venceria em 1º turno.
Considerando a margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos, o segundo lugar tem um empate entre Jerônimo Rodrigues (PT), com 18%, e João Roma (PL), que tem 13%. O outro nome considerado nesse cenário é o de Kleber Rosa (PSOL), que aparece com 2%.
No levantamento espontâneo, no qual os entrevistados podem apontar qualquer nome como sua preferência para a disputa, ACM Neto segue na liderança, com 26% das intenções de voto. Novamente, Rodrigues e Roma empatam para segundo lugar com, respectivamente, 11% e 9%.
Neto também venceria todos os cenários de segundo turno testados.
Para a pesquisa, 1.000 eleitores da Bahia foram entrevistados pelo telefone entre os dias 1º e 6 de julho. A confiabilidade, segundo o instituto, é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BA-00648/2022 e custou R$ 19.480,00.
Veja os cenários de primeiro turno:
Cenário 1 (estimulado):
ACM Neto (União Brasil): 51%
Jerônimo Rodrigues (PT): 18%
João Roma (PL): 13%
Kleber Rosa (PSOL): 2%
Ninguém/Branco/Nulo: 6%
Não sabe: 10%
Cenário 2 (espontâneo):
ACM Neto (União Brasil): 26%
Jerônimo Rodrigues (PT): 11%
João Roma (PL): 9%
Rui Costa (PT): 2%
Outros: 1%
Ninguém/Branco/Nulo: 7%
Não sabe: 44%
Veja os cenários de segundo turno:
Cenário 1:
ACM Neto (União Brasil): 58%
Jerônimo Rodrigues (PT): 19%
Ninguém/Branco/Nulo: 10%
Não sabe: 13%
Cenário 2:
ACM Neto (União Brasil): 61%
João Roma (PL): 14%
Ninguém/Branco/Nulo: 11%
Não sabe: 14%
Cenário 3:
Jerônimo Rodrigues (PT): 46%
João Roma (PL): 30%
Ninguém/Branco/Nulo: 14%
Não sabe: 10%
Senado
Para a vaga do Senado pela Bahia, o levantamento testou dois cenários. Na versão estimulada, o senador Otto Alencar (PSD) é o favorito, com 22%.
No levantamento espontâneo, há um empate técnico entre Doutora Raíssa Soares (PL), com 6%; Alencar, com 5%; Jaques Wagner (PT), com 1%; e Rui Costa (PT), também com 1%.
Veja:
Cenário 1 (estimulado):
Otto Alencar (PSD): 22%
Cacá Leão (PP): 13%
Doutora Raíssa Soares (PL): 11%
Marcelo Nilo (Republicanos): 6%
Tâmara Azevedo (PSOL): 5%
Branco/Nulo: 13%
Não sabem: 30%
Cenário 2 (espontâneo):
Doutora Raíssa Soares (PL): 6%
Otto Alencar (PSD): 5%
Jaques Wagner (PT): 1%
Rui Costa (PT): 1%
Marcelo Nilo (Republicanos): 0,4%
João Leão: 0,4%
Cacá Leão (PP): 0,3%
Angelo Coronel (PSD): 0,2%
Branco/Nulo: 7%
Não sabem: 79%
Sobre o instituto O Instituto Ideia, antigo Ideia Big Data, foi fundado em 2011 e até 2018 realizava pesquisas eleitorais para divulgação exclusiva para seus clientes. Desde julho de 2020, o Ideia mantém uma parceria com a revista Exame, a qual financia e divulga seus levantamentos sobre intenções de voto. Segundo o próprio Ideia, os métodos utilizados para os levantamentos variam. O Ideia se diz “agnóstico em termos de metodologia” e faz levantamentos eleitorais usando qualquer método.
Fonte: Acesse Política
Comments